sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PROPOSTA DA FORMAÇÃO 2º ANO


UNIDADE 1, ANO 2 Sugestões de atividades para os encontros em grupo

1º momento (4 horas)
1 – Fazer dinâmica de apresentação do grupo; discutir sobre as expectativas e  os conhecimentos e opiniões sobre o Pacto para Alfabetização.
2 – Discutir sobre as informações gerais do Programa / explorar o material.
3 – Fazer contrato didático.
4 – Ler texto para deleite: Clact... clact... clact... de Liliana & Michele Lacocca. (acervo PNLD Obras Complementares 2010)
5 – Ler a seção “Iniciando a conversa”.
6 – Ler o texto 1 (Currículo no ciclo de alfabetização: ampliando o direito de aprendizagem a todas as crianças); discutir com base na seguinte questão: que ações/atitudes são necessárias para que o ciclo de alfabetização se organize pautado pelos princípios da inclusão, continuidade e progressão?
Tais ações/atitudes foram comuns nas experiências vivenciadas pelo grupo em seus tempos de estudante? Têm sido comuns em suas experiências como professoras?
7 – Analisar atividades do livro didático de alfabetização relacionando-as aos quadros de direitos de aprendizagem da seção Compartilhando. Projeto gráfico - Livro didático



2º momento (4 horas)
1 – Ler texto para deleite: Você sabia? de Zuleika Murrie. (acervo PNLD - Obras Complementares 2010)
2 – Ler o texto 2 (A complexidade da aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética: ampliação do tempo para a consolidação da leitura e da escrita pela criança); discutir com base nas seguintes questões: O estabelecimento do ciclo de alfabetização em três anos é uma boa decisão curricular?
3 – Analisar as questões do caderno da Provinha Brasil e identificar quais direitos de aprendizagem são contemplados em cada uma delas.
4 – Analisar o instrumento de avaliação disponível no Portal e identificar quais direitos de aprendizagem listados nos quadros estão contemplados.
5 - Assistir ao Programa "Leitura e produção de textos na alfabetização (disponível em http://www.ufpe.br/); discutir sobre a concepção de alfabetização
subjacente ao Programa.


Tarefa (para casa e escola): 
- Comparar os quadros de direitos de aprendizagem - Língua Portuguesa e o documento curricular da Rede de Ensino
- Aplicar o instrumento de avaliação sugerido no Portal, preencher o quadro de acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil da turma.
- Ler um dos textos sugeridos na seção Sugestões de leitura; elaborar uma questão a ser discutida pelo grupo (escolher coletivamente o texto que será discutido).


3º Momento (4 horas)
1 – Ler texto para deleite: Adedonha, o jogo das palavras, de Arlene Holanda. (acervo PNLD Obras Complementares 2010)
2 – Discutir sobre as conclusões acerca das relações entre os quadros de direitos de aprendizagem e o documento curricular da Rede de Ensino.
3 – Ler o texto “Avaliação no ciclo de alfabetização: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças” para responder às seguintes questões: Quais são as dificuldades para articular a avaliação ao planejamento do ensino?; Que outras atividades poderiam ser desenvolvidas
tendo por base o quadro de direitos de aprendizagem na seção Compartilhando.
4 – Discutir sobre os resultados de aprendizagem das crianças registrados no quadro de acompanhamento; planejar uma atividade, com base nas principais dificuldades identificadas na avaliação, usando um livro do acervo PNLD Obras Complementares. (Projeto gráfico - Obras)
5 - Discutir as questões elaboradas com base na leitura do texto sugerido na seção Sugestões de leitura.





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