sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PROPOSTA DE FORMAÇÃO EDUCAÇÃO DO CAMPO


1º momento (4 horas)
1 – Fazer dinâmica de apresentação do grupo (se for necessário); discutir sobre as
expectativas e os conhecimentos e opiniões acerca do Pacto pela Alfabetização na
Idade Certa.
2 – Discutir sobre as informações gerais do Programa / explorar o material.
3 – Fazer contrato didático.

4 – Ler texto para deleite: “O poeta e a rosa”, Vinícius de Moraes, disponível em
http://letras.mus.br/vinicius-de-moraes/87328/.

5 – Ler a seção “Iniciando a conversa”.
6 – Ler o texto 1 (Currículo no ciclo de alfabetização: introduzindo a discussão sobre a
educação do campo); discutir com base nas seguintes questões: Como a escola pode
contribuir para a valorização dos saberes e cultura de nossa comunidade? Que
conteúdos de ensino e ações educativas podem favorecer neste sentido?
7 – Atividade: montar coletivamente um “Calendário Sociocultural”, onde para cada mês
escolar sejam indicados um ou mais temas relevantes da realidade, em torno dos quais
se poderá organizar a prática de ensino numa perspectiva contextualizada, ao mesmo
tempo em que possibilite pensar ações de interação entre escola-comunidade.


2º momento (4 horas)
1 – Ler texto para deleite: “Aos poetas clássicos”, Patativa do Assaré, disponível em http://
www.jornaldepoesia.jor.br/anton03.html.
2 – Ler o texto 2 (Alfabetização e letramento no campo: desafios e perspectivas). Discutir:
Como podemos criar situações de leitura e escrita significativas para as crianças,
a partir de textos reais que circulem na comunidade? De que forma a tradição oral
pode contribuir para as práticas de alfabetização e letramento no campo? Que passos
podemos dar para que nossa escola se constitua como um espaço de difusão cultural e
científica na comunidade?
3 – Em pequenos grupos, elaborar uma lista de possíveis palavras geradoras de acordo
com o tema geral do mês corrente (definido na atividade do 1º momento) e estruturar
um conjunto de atividades com as mesmas que trabalhem a reflexão sobre o SEA e
estimulem a interação escola-comunidade.
4 – Ler em grupo os quadros de direitos de aprendizagem - Língua Portuguesa; analisar
o instrumento de avaliação disponível no Portal, para identificar quais direitos de
aprendizagem estão contemplados no instrumento.
5 – Discutir sobre o quadro de acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil da
turma.
6 - Assistir ao Programa “Leitura e produção de textos na alfabetização (disponível em www.ufpe.br/ceel); discutir sobre a concepção de alfabetização subjacente ao Programa.


Tarefas (para casa e escola):
- Comparar os quadros de direitos de aprendizagem - Língua Portuguesa com o Projeto Político
Pedagógico da Escola; analisar se os dois documentos possuem pontos de articulação.
- Discutir e adequar na escola e comunidade os temas do “Calendário Sociocultural” e possíveis
ações conjuntas/eventos realizáveis ao longo do ano letivo.


- Analisar o livro didático adotado na escola e verificar se há textos e atividades que contemplem os temas do Calendário Sociocultural.

- Realizar as atividades elaboradas com as palavras geradoras em sua turma.
- Ler um dos textos sugeridos na seção “sugestão de leitura” e elaborar uma questão a ser discutida com o grupo (escolher coletivamente o texto que será discutido).
- Aplicar o instrumento de avaliação sugerido no Portal; preencher o quadro de acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil da turma.


3º momento (4 horas)
1 – Ler texto para deleite: “Viagem ao mundo indígena”,
Luís Donisete Benzi Grupioni, Editora Berlendis & Vertecchia.
2 – Discutir sobre as relações entre os quadros de direitos de aprendizagem e o
Projeto Político Pedagógico da Escola.
3 – Socializar as experiências vivenciadas com base nas atividades com as palavras
geradoras.

4 – Socializar a análise do livro didático com objetivo de verificar se há temas/atividades que dialoguem com os temas do Calendário Sociocultural.

5 – Ler o texto 3 (Avaliação e progressão escolar no ciclo de alfabetização) para responder às seguintes questões: Como podemos avaliar os aspectos formativos e cognitivos no primeiro ciclo? Como alunos e comunidade podem avaliar a escola?

6 – Socializar os resultados obtidos no instrumento de avaliação em pequenos grupos; planejar uma aula que contemple a principal dificuldade identificada na avaliação; usar um livro do PNLD - Obras Complementares.
7 - Discutir sobre as questões relativas ao texto da seção Sugestões de leitura.














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