sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PROPOSTA PARA FORMAÇÃO 1º ANO


PAUTA PARA FORMAÇÃO
PENSANDO NO PRIMEIRO MÓDULO DE 12 HORAS

DICAS:

UNIDADE 1, ANO 1 
Sugestões de atividades para os encontros dos 
orientadores com professores cursistas

1º momento (4 horas) 
1 – Fazer dinâmica de apresentação do grupo; discutir sobre as 
expectativas e os conhecimentos e opiniões acerca do Pacto para 
Alfabetização. 
2 – Discutir as informações gerais do Programa e explorar o material 
impresso. 

3 – Fazer contrato didático entre orientadores de estudos e 
professores cursistas. 
4 – Ler texto para deleite: João das letras, de Regina Rennó. (Projeto 
gráfico - acervo do PNLD Obras 2010) 

5 – Ler a seção “Iniciando a conversa”, para observar os objetivos. 
6 – Ler o texto 1 (Currículo no ciclo de alfabetização: princípios gerais); 
discutir quais são as implicações da adoção de um currículo 

inclusivo. 

7 - Resgatar as memórias de alfabetização dos integrantes da turma, 
identificando se foram vivenciadas experiências na perspectiva do 
currículo inclusivo.



2º momento (4 horas)
1 – Ler texto para deleite: Abracadabra, de Simone Goh. (Projeto gráfico - acervo do PNLD Obras 2013)
2 – Ler o texto 2 (Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização?); resgatar as experiências vivenciadas como estudantes e professores, identificando as concepções de ensino subjacentes às vivências.
3 – Ler em grupo os quadros de direitos de aprendizagem - Língua Portuguesa; analisar o instrumento de avaliação, para identificar quais direitos de aprendizagem estão contemplados.
4 – Discutir o quadro de acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil da turma
5 - Assistir ao Programa "Leitura e produção de textos na alfabetização (disponível em www.ufpe.br/ceel); discutir sobre a concepção de alfabetização subjacente ao Programa.


Tarefas (para casa/escola): 
- Comparar os quadros de direitos de aprendizagem -
Língua Portuguesa e o documento curricular do 

município. 

- Aplicar o instrumento de avaliação sugerido; preencher o
quadro de acompanhamento de aprendizagem e o 

quadro de perfil da turma. 

- Analisar o livro didático utilizado; selecionar algumas
atividades e relacionar aos quadros de direitos de 

aprendizagem. 

-Ler um dos textos sugeridos na seção “Sugestões de 

leitura” e elaborar uma questão a ser discutida com o 

grupo (discutir coletivamente qual texto será discutido).




3º Momento (4 horas)
1 – Ler texto para deleite: Pato! Coelho!, de Amy Krouse Rosenthal. (Projeto gráfico - acervo do PNBE 2013)
2 – Discutir sobre as semelhanças e diferenças entre o documento curricular da Secretaria de Educação e a proposta de direitos de aprendizagem inserida na seção Compartilhando.
3 – Socializar a análise do livro didático realizada pelos professores. (Projeto gráfico - Livro didático)
4 – Ler o texto 3 (Avaliação no ciclo de alfabetização); fazer coletivamente uma síntese do texto com base nas seguintes questões: O que avaliar? Como avaliar? Para que avaliar?
5 – Socializar os resultados obtidos no instrumento de avaliação em pequenos grupos; planejar uma aula que contemple a principal dificuldade identificada na avaliação; usar um livro do PNLD - Obras Complementares. (Projeto gráfico - Obras)




Nenhum comentário:

Postar um comentário