PAUTA PARA FORMAÇÃO
PENSANDO NO PRIMEIRO MÓDULO DE 12 HORAS
DICAS:
UNIDADE 1, ANO 1
Sugestões de atividades para os encontros dos
orientadores com professores cursistas
1º momento (4 horas)
1 – Fazer dinâmica de apresentação do grupo; discutir sobre as
expectativas e os conhecimentos e opiniões acerca do Pacto para
Alfabetização.
2 – Discutir as informações gerais do Programa e explorar o material
impresso.
3 – Fazer contrato didático entre orientadores de estudos e
professores cursistas.
4 – Ler texto para deleite: João das letras, de Regina Rennó. (Projeto
gráfico - acervo do PNLD Obras 2010)
5 – Ler a seção “Iniciando a conversa”, para observar os objetivos.
6 – Ler o texto 1 (Currículo no ciclo de alfabetização: princípios gerais);
discutir quais são as implicações da adoção de um currículo
inclusivo.
7 - Resgatar as memórias de alfabetização dos integrantes da turma, identificando se foram vivenciadas experiências na perspectiva do
currículo inclusivo.
2º momento (4 horas)
1 – Ler texto para deleite: Abracadabra, de Simone Goh. (Projeto gráfico - acervo do PNLD Obras 2013)
2 – Ler o texto 2 (Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização?); resgatar as experiências vivenciadas como estudantes e professores, identificando as concepções de ensino subjacentes às vivências.
3 – Ler em grupo os quadros de direitos de aprendizagem - Língua Portuguesa; analisar o instrumento de avaliação, para identificar quais direitos de aprendizagem estão contemplados.
4 – Discutir o quadro de acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil da turma
5 - Assistir ao Programa "Leitura e produção de textos na alfabetização (disponível em www.ufpe.br/ceel); discutir sobre a concepção de alfabetização subjacente ao Programa.
Tarefas (para casa/escola):
- Comparar os quadros de direitos de aprendizagem -
Língua Portuguesa e o documento curricular do
município.
- Aplicar o instrumento de avaliação sugerido; preencher o
quadro de acompanhamento de aprendizagem e o
quadro de perfil da turma.
- Analisar o livro didático utilizado; selecionar algumas
atividades e relacionar aos quadros de direitos de
aprendizagem.
-Ler um dos textos sugeridos na seção “Sugestões de
leitura” e elaborar uma questão a ser discutida com o
grupo (discutir coletivamente qual texto será discutido).
3º Momento (4 horas)
1 – Ler texto para deleite: Pato! Coelho!, de Amy Krouse Rosenthal. (Projeto gráfico - acervo do PNBE 2013)
2 – Discutir sobre as semelhanças e diferenças entre o documento curricular da Secretaria de Educação e a proposta de direitos de aprendizagem inserida na seção Compartilhando.
3 – Socializar a análise do livro didático realizada pelos professores. (Projeto gráfico - Livro didático)
4 – Ler o texto 3 (Avaliação no ciclo de alfabetização); fazer coletivamente uma síntese do texto com base nas seguintes questões: O que avaliar? Como avaliar? Para que avaliar?
5 – Socializar os resultados obtidos no instrumento de avaliação em pequenos grupos; planejar uma aula que contemple a principal dificuldade identificada na avaliação; usar um livro do PNLD - Obras Complementares. (Projeto gráfico - Obras)
Nenhum comentário:
Postar um comentário